Vencedores no ano passado do projeto Desafio Cria Brasil, os alunos Kim Kakeya e Mauro Moledo, do Colégio Pedro II de Niterói, produziram em uma impressora 3D 50 máscaras de acetato para serem usadas pelos profissionais que trabalham no Posto de Saúde João Vizella, no Barreto, mesmo local onde funciona a unidade do tradicional colégio federal na cidade.
A entrega das máscaras aconteceu nesta semana, no laboratório de robótica do colégio, na presença dos dois alunos, da diretora do colégio Monica Coimbra, do professor de robótica, Marcio Medina, e das duas diretoras da unidade de saúde, Denise de Carvalho Amorim e Paola Valadares Console.
No Desafio Cria Brasil, no ano passado, os alunos propuseram criar um sistema de apoio a pessoas com deficiência visual no sistema de transporte público. O projeto foi o vencedor e como prêmio, a unidade de educação ganhou uma impressora 3D, usada agora para proteger os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio durante a pandemia.
“Ganhamos o Desafio e nada mais justo do que beneficiarmos os profissionais que enfrentam diariamente o Covid-19 no bairro onde está localizada a nossa escola”, explicou Kim. Já o aluno Mauro lembrou da dificuldade em conseguir as folhas de acetato. “Com o comércio fechado, tivemos dificuldade em conseguir as folhas, mas com jeitinho e boa vontade, conseguimos achar um fornecedor”, contou.
Para a administradora da Policlínica João Vizzela, Denise Amorim, o material chega em boa hora.
“Ficamos realmente emocionadas em receber essa doação das máscaras. Além de ser muito útil para nós, é encantador saber que foram produzidos por alunos de uma escola que funciona em nossa comunidade”, afirmou.