Mais de 20 mil testes rápidos para detectar a infecção por coronavírus foram realizados pela Prefeitura de Niterói. O trabalho de testagem começou em março, quando foram detectados os primeiros casos de Covid-19 cidade. O Município ampliou o número de pontos de testagem e, atualmente, o exame já está disponível em mais de 50 locais. Há, inclusive, a opção de teste por sistema drive-thru, em três regiões diferentes da cidade.

O secretário municipal de saúde, Rodrigo Oliveira, explicou durante vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura, na noite desta sexta-feira (12), que a testagem rápida tem gerado um quadro mais realista da propagação do coronavírus na cidade. Graças ao trabalho, de acordo com ele, está sendo possível conhecer o comportamento da Covid-19 e, dessa forma, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está estabelecendo estratégias mais efetivas no combate à doença.

O protocolo de testagem foi feito pela Prefeitura de Niterói em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), e determina que o teste sorológico deva ser feito a partir do oitavo dia dos sintomas identificados pela equipe de atenção básica, através do programa Médico de Família.

O secretário destacou, também, a importância da testagem para montar um mapa da evolução da doença pela cidade, desde a faixa etária das pessoas que estão adoecendo até o bairro com maior grau de contaminação.

“Essa ação é fundamental para termos mais clareza de como está a curva de contaminação no município e acompanhar diariamente o plano de transição para o novo normal”, disse Rodrigo Oliveira.