Niterói é a única cidade do Brasil a receber o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), Congresso Smart City e Fira de Barcelona pela atuação para deter o avanço da Covid-19. O prêmio, entregue na quarta-feira (14), em cerimônia on-line para o prefeito Rodrigo Neves, tem o objetivo de destacar a liderança e o empenho que as autoridades públicas em diferentes regiões da América Latina assumiram no combate à Covid-19. A organização destacou as ações rápidas, que souberam priorizar o atendimento à população mais vulnerável e garantir ações no âmbito social sanitário ou econômico.

“Receber esse prêmio internacional, além de uma honra muito grande, é um sinal claro de que nós tomamos todas as medidas necessárias e corretas para salvar vidas e apoiar as pequenas e médias empresas na nossa cidade. Niterói passou a ser um exemplo para outras cidades do Brasil e do mundo” disse o prefeito Rodrigo Neves.

Além de Niterói, outras três cidades da América do Sul (Montevidéu – URU, Bogotá – COL e Cuenca – ECU) também foram homenageadas.

“O Júri de Honra decidiu conceder um reconhecimento à cidade de Niterói pela sua resposta à complexa situação derivada do Covid-19, por representar um exemplo de ação responsável, precoce, comprometida e inspiradora”, informou a carta oficial da organização do evento, assinada por Elkin Velásquez, diretor regional da América Latina e Caribe da ONU-Habitat, Pilar Conesa, curadora da Smart City World Congress, e Manuel Redondo, presidente da Fira de Barcelona Internacional.