Com protocolos sanitários rígidos, professores e alunos voltam a ocupar os espaços adaptados nas salas de aulas

Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de sete escolas da rede municipal de Niterói voltaram às aulas presenciais, no sistema híbrido, após 405 dias de escolas fechadas devido à pandemia. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Municipal de Educação (FME), a reabertura das escolas seguiu todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo Plano de Retomada das Aulas, como o uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura e o distanciamento entre as mesas e cadeiras. No primeiro dia, terça-feira (27), as crianças foram recebidas com atividades culturais, realizadas pela equipe de professores do programa Aprendiz Musical.

“A volta às aulas em Niterói está acontecendo de forma gradual e muito cuidadosa, com todos os equipamentos e precauções para proteger tanto as crianças quanto os profissionais de educação”, disse o prefeito Axel Grael.

O secretário municipal de Educação, Vinicius Wu, ressaltou a importância do vínculo entre os alunos e a escola, respeitando as regras sanitárias recomendadas pelos órgãos de saúde. Desde o começo do ano, o combate à evasão escolar, a adequação das unidades e a mitigação dos efeitos da pandemia são prioridades da secretaria para elevar a qualidade da educação pública de Niterói.

“O cenário pandêmico causou enormes desafios na educação e estamos implementando ações para superá-los. Reabrimos as escolas com muita cautela e protocolos para garantir a segurança de nossos alunos e profissionais. Foi emocionante acompanhar a entrada das crianças nas salas de aula, eles estavam animados e ansiosos pelo encontro com os colegas e professores”, disse.