Setor registra crescimento mesmo durante a pandemia. Dados fazem parte do Boletim de Movimento Econômico, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Fazenda

O setor que mais movimentou a economia de Niterói no primeiro trimestre de 2021 foi o de “armazenamento e atividades auxiliares dos transportes”, com crescimento de 87%. É um serviço representado principalmente pela indústria naval, com atividades de carga e descarga portuária, estacionamento, operação de terminais e armazéns. As informações constam da primeira edição do Boletim de Movimento Econômico desenvolvido pela Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói. O estudo traz dados relativos a janeiro, fevereiro e março de 2021 em comparação com o mesmo período dos anos de 2020 e 2019 e apresenta, de forma analítica, dados sobre a arrecadação do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e a emissão de Notas Fiscais do município.

O documento destaca 15 setores que mais emitiram Nota Fiscal Eletrônica no primeiro trimestre de 2021 de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE/IBGE). Destes, apenas três apresentaram crescimento em comparação com o mesmo período de 2020. Outros setores que mostraram desempenho positivo no período foram o de “atividades de prestação de serviços de informação”, que envolve serviços de TI, informática, internet e provedores, também expandiu e registrou um crescimento de 65,5%. Em terceiro lugar, com crescimento de 61,9%, está o setor classificado como “outras atividades profissionais, científicas e técnicas”, puxado principalmente pelos serviços de agenciamento de embarcações.

De acordo com a secretária municipal de Fazenda, Marilia Ortiz, o documento é um importante aliado para empresários e comerciantes da cidade, com um diagnóstico sobre as tendências do setor econômico local, além de ser um documento que irá subsidiar o governo com informações para determinar possíveis medidas de fomento na cidade.

“Trimestralmente teremos a publicação do Boletim e assim poderemos comparar o comportamento do setor, verificando quais atividades seguem retomando o crescimento ou identificando os setores estagnados pela crise causada pela pandemia. Nossa intenção é acompanhar de perto a economia da cidade”, afirmou.