Por determinação do prefeito Axel Grael, uma equipe da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia seguiu para a cidade serrana de Petrópolis, onde uma tempestade causou a morte de dezenas de pessoas e a destruição parcial da cidade. Com a ajuda de diversos equipamentos, incluindo drones, técnicos e engenheiros da Defesa Civil estão fazendo a avaliação dos imóveis atingidos pelos deslizamentos, o que pode aferir se eles estão aptos a serem ocupados ou não.

O secretário e tenente-coronel Walace Medeiros, que lidera mais uma vez a missão, explicou que o trabalho dos técnicos de Niterói serve para o planejamento de obras futuras, o que permitirá o alinhamento da gestão pós-desastre. “Estamos levando engenheiros civis, que são preparados para fazer a avaliação dos imóveis que foram atingidos parcialmente pelos deslizamentos, o que pode aferir se eles estão aptos a serem ocupados ou não. Gostaria de destacar o grande trabalho da Defesa Civil de Petrópolis, que tem uma equipe muito boa. O apoio do Corpo de Bombeiros está sendo essencial para diminuir o sofrimento daquelas pessoas. A gente espera, com a nossa equipe, contribuir para esse grande trabalho”, afirmou Medeiros.

Marcelo Pereira, da Defesa Animal da Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais (Ceda), segue com a equipe da Defesa Civil. O profissional levará medicamentos que serão usados em cães e gatos que também estão em risco devido à enchente.

Ajuda para Petrópolis 

A Prefeitura de Niterói iniciou uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas em Petrópolis. A cidade está com três pontos disponíveis para doação: Clube Central (Icaraí); Caminho Niemeyer (Centro) e Shopping Itaipu Multicenter (Região Oceânica), de segunda a sexta, das 10h às 16h. A campanha fica a cargo da Campanha Niterói Solidária, coordenada de forma voluntária pela primeira-dama da cidade, Christa Vogel Grael.