O Projeto Mulher Líder, idealizado pela Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres de Niterói (Codim), foi escolhido para participar da 16ª Capacitação Regional de Mercocidades, na cidade de Esteban Echeverría, na Argentina. Durante a última semana, representantes de governos, instituições acadêmicas e organizações da sociedade civil da Argentina, Brasil, Chile, Equador e Uruguai se reuniram para apresentar projetos com o desafio de construir comunidades sustentáveis baseadas em iniciativas de inclusão social, esportes e direitos humanos. Três projetos serão selecionados para receber financiamento para visitar uma experiência semelhante implantada em outra região.

“Para a gente é uma honra ter sido uma das 28 iniciativas selecionadas em edital para participar do congresso. O Projeto Mulher Líder ganhou reconhecimento internacional e mostrou que tem tecnologia social replicável entre as 364 cidades dos países membros do Mercocidades. Foram dias de muita troca e reconhecimento”, resumiu a gerente do programa Mulher Líder, Carla Tavares, que representou o município no evento.

Criado em outubro do ano passado, o Mulher Líder é um programa de formação com base em tecnologia, inovação e liderança para potencializar o empreendedorismo. O projeto prevê que sobreviventes de violência de gênero ou em situação de vulnerabilidade social tenham um percentual de vagas para busca de oportunidades de geração de renda. A iniciativa faz parte do prêmio de um edital do Consulado Americano – Federal Assistance 2021, recebido pela Codim em junho de 2021.

Em setembro, haverá a inauguração de um coworking  feminino com espaço kids e sala pública de reunião para que as mulheres niteroienses possam ter um espaço exclusivo para desenvolverem seus negócios.