Nesta quarta-feira (14), a Prefeitura de Niterói realizou o evento “Ocupa Casarão” no espaço que sediará o futuro Centro Cultural da Zona Norte, no Fonseca. Na atividade, a Secretaria Municipal das Culturas anunciou o lançamento de diversas novidades para o setor, entre elas o Edital de Ativos Culturais 2, com um investimento de R$600 mil para aquecer a economia da cultura.
O prefeito Axel Grael aproveitou a oportunidade para assinar a sanção do Plano Municipal de Cultura, que complementa a estrutura das políticas culturais da cidade. A programação contou ainda, com várias intervenções artísticas de grupos da Zona Norte da cidade.
“Com esse centro cultural, com o novo restaurante popular, com a nova sede do Programa Aprendiz Musical, e com o projeto de obras para a Alameda Boa Ventura – que deverá contar com ciclovias, pretendemos dar à Zona Norte mais qualidade de vida”, afirmou o prefeito.
Sobre a sanção, o plano estabelece diretrizes e metas para os próximos dez anos.
“Niterói consolida a instituição do seu Sistema Municipal de Cultura, cumprindo uma meta da gestão deste ano. É muito simbólico que esteja acontecendo no dia da ocupação do espaço do casarão do Fonseca, pois já há o cumprimento de uma das diretrizes do plano, que é a descentralização, a territorialização dos investimentos culturais na cidade”, disse o secretário das Culturas, Alexandre Santini.