A Prefeitura de Niterói e a Universidade Federal Fluminense (UFF) estão desenvolvendo em conjunto um projeto que tem o objetivo de impulsionar a indústria naval e offshore do Município. O projeto “Avaliação da Capacitação Tecnológica do Setor de Construção Naval e Offshore de Niterói” está mapeando as potencialidades do setor com a intenção de dar suporte à Prefeitura na elaboração de políticas públicas.

O projeto relativo à indústria naval está avaliando a capacidade dos estaleiros e de empresas de construção marítima de suprirem as demandas do setor, com o objetivo de atrair investimentos, recuperar postos de trabalho e tornar Niterói uma base marítima estratégica.

“Niterói hoje é um município muito bem posicionado para o crescimento da indústria naval e offshore. A obra de dragagem do Canal de São Lourenço é uma demanda de cerca de 40 anos. Por conta do assoreamento do canal perdemos armadores internacionais e agora estamos prestes a fazer essa retomada. A tecnologia de uma parceira como a UFF neste momento é de extrema importância. Niterói vai resgatar a tradição de porto. Novas oportunidades de emprego vão surgir e os pescadores também terão melhores condições de trabalho”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite.

O projeto “Avaliação da Capacitação Tecnológica do Setor de Construção Naval e Offshore de Niterói” é coordenado pelos professores Roger Matsumoto Moreira, atual coordenador do Mestrado Profissional em Montagem Industrial, e Juan Manuel Pardal, chefe do Departamento de Engenharia Mecânica, ambos da Escola de Engenharia da UFF.

O projeto se encaminha para sua fase final, que inclui a análise das pesquisas de campo e a produção de relatórios e artigos que vão nortear de forma assertiva as próximas políticas públicas e investimentos no setor naval. As informações sobre o projeto estão no site mpmontagem.uff.br.