Aos 11 anos, no dia 2 de abril de 2001, na época morador da comunidade do Caramujo e aluno da Escola Municipal José de Anchieta, na Zona Norte, João Victor Reis viu um violino pela primeira vez e se apaixonou. Foi em uma aula do Programa Aprendiz Musical, da Prefeitura de Niterói, onde iniciou sua formação musical e passou por todas as etapas: aluno, produtor, professor e agora, aos 32 anos, é o novo coordenador.
Ele é formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e quer levar para os participantes do Programa Aprendiz Musical a experiência que acumulou ao longo de sua trajetória.
“Ter sido aluno faz toda diferença. Consigo entender exatamente o que vai funcionar e o que não vai. Quero mostrar aos alunos que eles podem fazer mais do aquilo que existe ao redor deles. Quero fazer com que cada um tenha consciência do que é entrar em um teatro, do que é frequentar um espaço público. O mais importante é formar cidadãos. O Aprendiz Musical é um projeto social de inclusão e cidadania”, destacou João.