A concessionária Águas de Niterói, empresa do Grupo Águas do Brasil, deu início ao Programa Trata Óleo, que tem como objetivo descartar de forma adequada o óleo de cozinha usado, disponibilizando Pontos de Entrega Voluntaria (PEV) no município. A iniciativa busca conscientizar o maior número de pessoas, minimizar impactos ambientais e colaborar para uma educação ambiental ampla e efetiva.

O óleo tem alto poder poluente se descartado de forma errada, pois 1 litro de óleo é capaz de poluir até 25 mil litros de água. O descarte do resíduo na rede de esgoto, além de ser prejudicial ao meio ambiente, interfere no bom funcionamento das estações tratamento de esgoto e redes coletoras, pois o material solidifica, causando entupimentos e extravasamentos.

O primeiro passo de como descartar o seu óleo de cozinha usado é esperar o óleo esfriar na panela; depois despeje o óleo na garrafa usando um funil (não precisa peneirar); feche bem a tampa para evitar vazamentos, e guarde a garrafa com o óleo em um lugar protegido e arejado, longe do sol e do calor; e assim que a garrafa estiver cheia, leve em um dos PEV da sua cidade, disponibilizado pelo Programa Trata Óleo e seus parceiros.

Para descartar de forma adequada basta comparecer a loja de atendimento da Águas de Niterói, na Rua Coronel Gomes Machado, 118, Centro.