A Fitch Ratings, uma das principais agências de classificação de risco do mundo, conferiu para Niterói a nota máxima em escala nacional, valor máximo em escala nacional, passando de “AA (bra)” para “AAA (bra), com perspectiva estável. Essa revisão na classificação, anunciada na última sexta-feira (25), é baseada no boletim da Fitch de 26 de julho, também aplicada ao Brasil, aos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Alagoas e à capital paulista.

A decisão da agência de revisar a nota do Brasil, que se reflete nas avaliações dos entes estaduais e municipais, deve-se aos reajustes da escala dos ratings nacionais após a melhora da nota de crédito do Brasil em julho, passando de “BB-” para BB”.

Na ocasião, a decisão deixou o Brasil a duas notas da obtenção do grau de investimento — “selo” de bom pagador, que atesta a capacidade do país em honrar seus compromissos. Com ele, o país atrai aportes, pois é entendido como um porto seguro para o investidor.

“Ter recebido a mais alta classificação da Fitch é um ótimo sinal para o mercado nacional e internacional que Niterói tem segurança e garantia para investimentos, graças à solidez e às perspectivas da economia do município. Alcançamos o equilíbrio fiscal devido a uma política de contenção de gastos”, afirmou o prefeito Axel Grael.