A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) segue avançando nas obras de restauração da Casa Norival de Freitas – Solar Notre Revê, localizada no Centro. O casarão passa por uma minuciosa recuperação estrutural e reparo de suas instalações originais e, brevemente, voltará a integrar o importante acervo urbanístico que auxilia a contar boa parte da história do Município.
O restauro compõe trabalhos de arqueologia e pesquisas iconográfica e arquitetônica, seguindo as orientações das normas do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).
Na fase atual, as equipes atuam em várias frentes de trabalho. Dentre elas, a instalação e recuperação dos ornatos nas fachadas norte e sul, o processo de lavagem, chapisco e emboço da fachada oeste e a montagem do topo do guarda-corpo, dentre outras ações. Além disso, nos próximos dias, serão finalizadas a reconstrução do telhado do torreão, o barroteamento e a ferragem do reservatório de água.
Outra grande novidade é que já é possível observar as estruturas metálicas que irão compor o novo prédio anexo, nos fundos do terreno. O espaço contará com três pavimentos, cafeteria, auditório com camarim, sede administrativa, estúdio, área de convivência e um terraço com local de contemplação.
Os trabalhos de restauração da Casa Norival de Freitas têm previsão de término para o início de 2025. O investimento é de R$ 29,1 milhões. Após a conclusão das intervenções, o local será sede do Programa Aprendiz Musical.