Após mais de 100 pessoas darem entrada na emergência oftalmológica do Hospital Municipal Souza Aguiar, na zona norte do Rio de Janeiro, com queimaduras nas córneas devido ao contato de pomada modeladora de cabelos com os olhos, o Ministério da Saúde soltou uma nota informativa, nesta quinta-feira (28), relatando os perigos do uso desse produto e os cuidados que devem ser tomados.
Segundo a nota da Secretaria, entre os dias 23 e 26 desse mês, dos 325 atendimentos de oftalmologia realizados na emergência do Souza Aguiar, 116 foram relacionados ao uso da pomada modeladora de cabelo (35,7%), além de 45 casos notificados no dia 27 que ainda estão sob investigação.
“Em relação aos aspectos clínicos, os principais sinais e sintomas relatados foram dor, ardência ocular, irritabilidade, fotossensibilidade, edema palpebral, lacrimejamento, perda de acuidade visual e hiperemia. Os casos tiveram diagnóstico de ceratite, sendo confirmados por critério clínico, e estão sendo acompanhados”, disse a nota.
A Vigilância em Saúde e o Instituto de Vigilância Sanitária do Rio (IVISA-Rio), órgãos da Secretaria Municipal de Saúde, já iniciaram uma apuração epidemiológica para identificar quais as marcas dos produtos usados pelos pacientes e em quais estabelecimentos os penteados foram feitos ou os produtos adquiridos.
Algumas marcas de pomadas estão com a comercialização e uso suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em todo o Brasil, justamente por conterem insumos em sua composição que são considerados nocivos à saúde, como os que causam a intoxicação ocular.
A Anvisa, aliás, tem recebido informações sobre relatos de casos de efeitos indesejáveis supostamente ocasionados por produtos cosméticos para modelar e trançar os cabelos. E cegueira temporária foi um dos efeitos indesejáveis notificados à Agência.
“Uma vez que esses produtos, após aplicados, podem permanecer por horas ou dias nos cabelos, faz-se necessário um cuidado especial com os olhos, buscando sua proteção, quando os cabelos entrarem em contato com água. Há registros de 26 casos de efeitos indesejáveis supostamente relacionados com o uso de pomadas para modelar e trançar os cabelos nos bancos de dados da Anvisa”, disse o oftalmologista niteroiense Rodrigo Pegado.