O surfista Kalani Latanzi foi o campeão na categoria Melhor Onda Bodysurf, na paradisíaca praia de Itacoatiara, em Niterói. Quem filmou a performance foi o profissional Alexandre Paredes. Vale ressaltar que o atleta, atualmente fora do Brasil, já surfou a maior onda de Bodysurf já vista no Brasil. Ele foi representado pela mãe, Cláudia Alvim, que recebeu a premiação, durante a 6a Edição do Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes,  considerada uma das principais premiações do surf nacional, cujo objetivo é eleger as melhores e mais impressionantes ondas surfadas no litoral brasileiro através de registros fotográficos e de vídeos.

Mas as ondas grandes de Itacoá se destacaram também com  os bodyboarders, Dudu Pedra e Ivana Brandão, campeões na categoria Melhor Onda Bodyboard Masculino e Feminino, respectivamente, proezas registradas por Ronald Rob Toobs e Alexandre Pares.

Dudu Pedra lembrou de uma situação em que ajudou um salva-vidas a sair da água em Itacoatiara.

“Eu estava surfando e aí, eu saí, emprestei a minha prancha para um cara que pediu e aí ele entrou e perdeu a prancha. Vi que cinco salva-vidas entraram pra resgatá-lo. Ele saiu antes desses caras, mas, um salva-vidas ficou para trás. Subi em um lugar mais e visualizei um pontinho lá no mar. Peguei a minha prancha, entrei na água, cheguei nele, prendi minha prancha e a gente voltou nadando”.

Ivana agradeceu o apoio que recebe da família, principalmente de seus filhos. “Eles que me apoiam a surfar independente das perdas financeiras. Rafa e Mari, obrigada. E tenho que agradecer a esse filmaker aqui que está em Itacoatiara com as cascas grossas, mas acredita em mim e filma as minhas ondas. Obrigada. E agradecer aos patrocinadores, a organização do evento, porque só assim outras mulheres vão se encorajar para estar nesses ambientes predominantemente masculinos. Obrigada!”

Para André Bento, Presidente da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo -, os três campeões terem conquistado seus prêmios após surfarem as ondas da Praia de Itacoatiara, só confirma quão posicionada está a praia, quando se fala de ondas grandes no Brasil e no mundo. “Destaco a parceria que fizemos com a Prefeitura de Nazaré, em Portugal e, depois disso, já realizamos eventos e visitas recíprocas, depois de nos tornarmos cidades co-irmãs. É um grande orgulho para mim, como gestor da pasta do turismo de Niterói, ver atletas ganhando e elevando ainda mais o nome de nossa cidade Brasil e mundo afora”, afirmou Bento.

Serviço:
6a Edição do Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes
Site: www.brasileirodeondasgrandes.com.br
Instagram:@brasileirodeondasgrandes