Águas de Niterói, uma concessionária do Grupo Águas do Brasil, completa, hoje (05/11), 25 anos de operação na cidade. A empresa já investiu mais de R$ 1,4 bilhão desde o início da concessão e esses investimentos podem ser vistos nos índices de cobertura da cidade. Hoje, 100% da população de Niterói é abastecida com água tratada, e 95,6% tem de cobertura de esgoto, o que coloca o município em 1º lugar do estado e 6º do Brasil em saneamento do Brasil, segundo o Ranking do Instituto Trata Brasil.

Niterói conta com nove Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) que tratam 100% do esgoto coletado. Duas dessas ETEs, Maria Paula e Sapê, são completamente automatizadas, operadas à distância. Águas de Niterói também conta com um Centro de Controle Operacional (CCO), onde especialistas monitoram, 24 horas por dia, sete dias por semana, o abastecimento de toda a cidade. O município também se destaca no combate a perdas de água, com um índice inferior a 25%, número bem menor do que a média nacional. Essas conquistas são resultado de um trabalho de excelência operacional da Águas de Niterói, que investe constantemente em automação, inovação, tecnologia de ponta e sustentabilidade.

“São 25 anos de história, e temos muito do que nos orgulhar. É muito gratificante, por exemplo, ver o retorno da balneabilidade das praias de Icaraí e da Boa Viagem, com o aparecimento de animais marinhos como tartarugas e arraias. Nossos investimentos são percebidos no dia a dia, no meio ambiente e nos serviços prestados. Parabenizo não só a concessionária, mas também todos os colaboradores que contribuem diariamente para o saneamento de Niterói. Agora, olhamos para o futuro com a certeza de que fazemos a diferença em nosso município”, declarou o diretor-executivo da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves.

Prêmios e conquistas

Águas de Niterói também se orgulha dos seus projetos que contribuem diretamente para a preservação do meio ambiente. O Projeto de Regularização Sanitária, união dos programas “Se Liga”, em apoio ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e “Ligado na Rede”, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), tem como objetivo combater o descarte irregular de esgoto e já garantiu que 4,3 milhões de litros de esgoto sem tratamento deixassem de ser lançados, mensalmente, nos corpos hídricos de Niterói, desde seu lançamento, em janeiro de 2023. A concessionária foi premiada com o Selo Prosegh pelo trabalho realizado no projeto.

A empresa conquistou, ainda, o Troféu Quíron Platina do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) 2023, em reconhecimento às boas práticas em saneamento. O prêmio é considerado o Oscar do setor.

Projetos em comunidades

Para estreitar cada vez mais o relacionamento com as comunidades locais, Águas de Niterói conta com um setor especializado nesse atendimento e um projeto voltado para levar os serviços da concessionária à porta dos moradores dessas regiões. O Comunidade Integrada tem como objetivo fortalecer o contato com as comunidades locais e melhorar o acesso aos serviços de saneamento prestados.

A presença do parceiro comunitário – um agente responsável por realizar diversas ações em prol da comunidade, como vistorias de consumo, negociações de débitos e abertura de Ordem de Serviço para reparos – já trouxe resultados importantes para o piloto, realizado em Jurujuba. Neste período, a inadimplência caiu para 15% e as perdas de água foram reduzidas em 53 pontos percentuais na região.

Para selar o compromisso com a cidade, além de levar água de qualidade para os 516 mil habitantes da cidade e tratar o esgoto, Águas de Niterói investe em diversos projetos que promovem qualidade de vida, cultura, informação e lazer para os cidadãos. A empresa busca contribuir diretamente para a qualidade de vida da população e cuidar do meio ambiente, deixando um legado sustentável para as futuras gerações.