Deputado Vitor Junior articula com prefeito Rodrigo Neves ampliação do programa Segurança Presente
A atuação constante do programa Segurança Presente nas ruas tem tido papel fundamental na redução dos índices de criminalidade em Niterói. Números divulgados sobre a produtividade do programa refletem os resultados positivos alcançados no primeiro trimestre de 2025: foram realizadas 20.454 abordagens, 175 pessoas conduzidas à delegacia, efetuados 40 mandados de prisão e 76 presos. Reconhecendo a importância da atuação do Segurança Presente, o deputado estadual Vitor Junior (PDT) articulou com o prefeito Rodrigo Neves a ampliação do programa.
“Estamos fazendo um importante trabalho integrado entre Alerj, Governo do Estado e Prefeitura de Niterói para que a cidade siga avançando na ordem pública e na segurança para a população. Solicitamos ao governo do Estado a ampliação do programa na cidade, realizamos reuniões para tratarmos sobre a demanda e fomos atendidos”, diz Vitor Junior.
Atualmente, o efetivo na cidade é de aproximadamente 240 agentes por dia, com atuação em três bases: Centro, que contempla os bairros do Centro, Fonseca, Barreto, São Domingos; Icaraí, que cobre os bairros Icaraí, Vital Brasil, Santa Rosa, São Francisco, Charitas e Jurujuba; e Região Oceânica, que abrange Cafubá, Fazendinha, Santo Antônio, Piratininga, Camboinhas, Itaipu, além de Santa Bárbara que passou a contar com o programa no ano passado, com o patrulhamento feito também com viaturas e motopatrulhas.

Major Thiago Martins, coordenador do programa Segurança Presente em Niterói
O coordenador do programa estadual em Niterói, major Thiago Martins, que assumiu o cargo no início deste ano, explica que a missão da nova gestão tem como compromissos reforçar a proximidade com a população, aumentar a visibilidade do policiamento, retomar a integração com diversos órgãos da cidade, entre outras ações.
“Já registramos redução no número de roubos a transeuntes na área de atuação do programa. Também estamos tendo muito sucesso, especialmente na integração com as forças de segurança estadual e municipal, o que se reflete em diversas ações de repressão a motos irregulares, que é uma das principais ferramentas usadas por criminosos para as mais diversas atividades delituosas”, conta o major Thiago, acrescentando ainda a criação do programa Jiu-Jitsu Presente, que acontece no Complexo Esportivo Caio Martins, tendo o esporte como inclusão social, atendendo a crianças e jovens de comunidades e também com necessidades especiais.
Entre as metas a serem alcançadas, o coordenador do programa cita a nova sede do programa, que vai funcionar em um espeço no Centro da cidade, a reforma das bases da Vila Progresso e de Icaraí, além do reforço do policiamento nos principais modais da cidade, barcas e terminais rodoviários, e redução dos indicadores criminais trazendo aumento na sensação de segurança da população.
O deputado Vitor Junior reforça seu compromisso em seguir atuando com ações e politicas públicas para o fortalecimento do policiamento nas cidades e da valorização das forças de segurança.
“Precisamos garantir melhores condições de trabalho para esses profissionais e mais segurança para a população”, afirma.
Niterói terá reforço de policiais civis
A Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DH), no Centro de Niterói, está passando por uma grande reforma. Com a obra, a DH passará a abrigar três novas especializadas e vai permitir o reforço de mais 80 policiais civis, com mais estrutura de investigação e combate ao crime, principalmente na repressão ao roubo, furto e receptação de cargas e de veículos.
O deputado Vitor Junior está acompanhando de perto o projeto de reforma. O trabalho, em conjunto ao Governo do Estado e à Prefeitura de Niterói, tem como objetivo reforçar as unidades de polícia na cidade, através da abertura de novas delegacias especializadas, entre outras importantes ações para uma Niterói cada vez mais segura.
“A previsão é de que essas unidades estejam em operação no segundo semestre deste ano, trazendo melhores condições para o trabalho policial e a valorização desses profissionais, além de melhorias na estrutura de atendimento aos cidadãos”, enfatiza o parlamentar.