A cidade de Niterói alcançou, em abril de 2025, um marco histórico na segurança pública: pela primeira vez, desde o início da série histórica em janeiro de 2003, não foram registradas vítimas de letalidade violenta no município, como homicídios. Os números fazem parte de uma análise parcial do Observatório de Segurança da Prefeitura de Niterói (OSPNit).
“Esses dados refletem a integração das forças de segurança e o gradual e consistente resultado de Niterói na área da segurança. Estamos fazendo um investimento grande há 10 anos na segurança de Niterói com mais de R$ 1 bilhão de reais. Isso vai desde a implantação do Pacto Niterói Contra a Violência, que trabalha programas com o foco na prevenção da violência com prioridade para os jovens de áreas mais vulneráveis. Também focamos nas áreas de inteligência e de sistemas, como o Cerco Eletrônico, passando por investimentos nas instituições policiais, como a Polícia Militar, a Polícia Civil e a nossa Guarda Municipal”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.
O indicador de letalidade violenta engloba homicídio doloso, morte por intervenção de agente do Estado, lesão corporal seguida de morte e latrocínio, e apresentou uma queda significativa, reforçando a tendência de redução observada em março deste ano. Os dados do Observatório de Niterói indicam ainda uma diminuição de 22,22% nos roubos a estabelecimentos comerciais em abril de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior: foram registrados sete casos contra nove. Os dados do OSPNit são parciais pois aguardam a divulgação dos números consolidados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), que levam em conta registros posteriores em delegacias.