Iniciativa pode evitar a emissão de até 450 kg de CO2 por ano

A concessionária Águas de Niterói, responsável pelos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto no município de Niterói, continua ampliando suas práticas sustentáveis. A empresa adquiriu duas bicicletas elétricas para a realização de vistorias nas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) da cidade e podem evitar a emissão de até 450 kg de gás carbônico (CO2) por ano.

Os novos equipamentos estão sendo utilizados em dois pontos da cidade: orla do Centro e Zona Sul de Niterói, vistoriando elevatórias próximas à Baía de Guanabara, e a bacia ao redor da Lagoa de Piratininga, garantindo o bom funcionamento das EEEs.

Anteriormente, este monitoramento era realizado por moto.
O uso da bicicleta elétrica para atividades diárias contribui para a redução da poluição sonora, de gastos e, principalmente, para a preservação do meio ambiente, já que evita a emissão de Gás Carbônico (CO2), emitidos por veículos de combustão, como carros e motos, a partir da queima de combustíveis fósseis.

De acordo com uma publicação no Portal Sustentabilidade, com base em uma pesquisa realizada em Oregon, nos Estados Unidos, um ciclista pode evitar a emissão de 225 kg de gás carbônico por ano. Já um estudo da Revista Communications Earth and Environment, do Reino Unido, mostra que, se todos usassem bicicletas todos os dias, a redução de emissões de CO2 chegaria a 700 milhões de toneladas por ano.