Comemorando 92 anos de idade e mais de 70 de profissão, ator leva ao Teatro Popular Oscar Niemeyer seu primeiro monólogo, ‘Não me entrego não’

Com a experiência de quem criou muitos tipos e contou histórias diversas ao longo de sua trajetória artística, o ator Othon Bastos repete o gesto com frescor jovial, realizando algo absolutamente novo. Aos 92 anos de idade e contabilizando mais de 70 anos de carreira, Othon traz para Niterói o seu primeiro monólogo, “Não me entrego, não!”, em cartaz no Teatro Popular Oscar Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto s/n°, atrás do terminal rodoviário), neste fim de semana – sexta (12) e sábado (13), às 19h, e domingo (14), às 18h. Um diferencial importante: a entrada é gratuita, com distribuição de senhas pela bilheteria uma hora antes do início da peça.

Escrito e dirigido por Flávio Marinho, a partir de longas conversas entre os dois e de um calhamaço de memórias que Othon deixou sob a diligência de Flávio, seu amigo de décadas, o solo foi elaborado sob minuciosa pesquisa, levando em conta os principais acontecimentos da vida do ator. O espetáculo fez sua estreia no dia 14 de junho de 2024, no Teatro Vannucci no Rio de Janeiro, e está em cartaz desde então.

Considerado no segmento o maior ator brasileiro atualmente vivo, Othon Bastos possui uma carreira de títulos marcantes no cinema e no teatro que são relembrados em cena, propondo uma reflexão sobre cada momento da sua trajetória. É o mural de uma existência, dividido em blocos temáticos – trabalho, amor, teatro, cinema, política, etc. – com reflexões que envolvem citações e referências de alguns dos autores mais importantes do mundo. A peça é uma lição de vida e de resiliência, sobre como enfrentar e superar duros obstáculos.

“Pensei como seria maravilhoso contar a biografia de alguém no palco. E aí falei com o Flávio que eu queria fazer um espetáculo com ele sobre a minha vida. Para isso, entreguei umas 600 páginas de pensamentos escritos sobre coisas que eu gosto, autores, anotações. Ali tinha um resumo bom sobre mim. Ele leu, entendeu e foi montando o espetáculo. Mas confesso que, embora seja uma peça sobre a mim mesmo, é mais difícil me lembrar do texto, porque as lembranças chegam editadas e não espontâneas”, confidencia o artista.

Com a missão de converter tantas lembranças e histórias, Flávio Marinho precisou condensar décadas de vivência em apenas cem minutos de espetáculo teatral. O homenageado terá a companhia de um “ponto” em cena, a atriz Marta Paret, trazendo observações às suas falas.

“É um momento único mesmo: meu primeiro monólogo e sobre a minha própria vida. É uma experiência muito forte eu ter que ser o meu próprio centro em cena. Mas não trazemos nenhuma lembrança amarga, apenas as alegres e divertidas, para levar curiosidades que vivi ao longo desses anos todos ao público, que saberá o que se passa com um ator – que é uma pessoa comum. Quero que as pessoas vejam quem eu sou e como sou”, finaliza Othon.

SERVIÇO:

“NÃO ME ENTREGO, NÃO!”

Apresentações: De 12 a 14 de setembro, sexta e sábado às 19h | Domingo às 18h

Entrada franca – distribuição de ingressos 1h antes do início do espetáculo

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer – R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói/RJ

Duração: 100 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

FICHA TÉCNICA:

Elenco: Othon Bastos
Texto e Direção: Flávio Marinho
Participação Especial: Marta Paret
Diretora Assistente: Juliana Medella
Direção de Arte: Ronald Teixeira
Trilha Sonora: Liliane Secco
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Programação Visual: Gamba Júnior
Fotos: Beti Niemeyer
Consultoria Artística: José Dias
Assessoria Jurídica: Roberto Silva
Coordenador de Redes Sociais e Contrarregra: Marcus Vinicius de Moraes
Assistentes de Produção: Gabriela Newlands e Calu Tornaghi
Produção Local: Terceiro Sinal Produções Artísticas
Administração: Fábio Oliveira
Desenho de Som e Operador: Vitor Granete
Operador de luz: Valdeci Correia
Direção de Produção: Bianca De Felippes
Idealização: Marinho d’Oliveira Produções Artísticas
Produção Nacional: Gávea Filmes
Realização: Secretaria Municipal de Cultura de Niterói e Othon Bastos Produções Artísticas
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 100 minutos
Instagram: @othonbastosnoteatro