O Parque da Cidade, um dos mais importantes pontos turísticos de Niterói, e que integra o Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), recebeu um evento que reuniu o coordenador-geral de Uso Público e Negócios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Pedro Menezes, e dirigentes das prefeituras de Niterói e Maricá, do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) e do Inea, para fazer o anúncio da implantação da Rota Charles Darwin.
A rota terá 74 km, cruzando os territórios dos municípios de Niterói e Maricá e faz parte de uma iniciativa do ICMBio de criar o Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso, no contexto do Programa Conectividade de Paisagens – Corredores Ecológicos. A ideia inspira-se em outras iniciativas no exterior, como os sistemas de trilhas existentes nos EUA (existe há mais de 50 anos), em Portugal, Alemanha, Espanha, Nova Zelândia, Peru e outros países.
A Rota Charles Darwin tem por objetivo integrar a Trilha Transcarioca, no Rio de Janeiro, com um novo planejamento de conexão de trilhas já existentes em áreas protegidas de Niterói, Maricá e o Parque Estadual da Serra da Tiririca, justamente na divisa entre os dois municípios. Assim, o caminho permite que mais um trecho do longo Corredor Litorâneo se estruture.
“Quando Pedro Menezes mobilizava voluntários, ambientalistas e gestores de parques para implantar a Trilha TransCarioca, propusemos a ele a extensão da iniciativa para Niterói, considerando a proximidade geográfica, paisagística e ecológica do Parnit com áreas protegidas na cidade vizinha”, disse Axel Grael, secretário Executivo de Niterói.
A Rota Charles Darwin terá início na Praça Arariboia, no Centro, seguindo através da orla da Baía de Guanabara em direção à Praia das Flechas, passando pelo Parque Natural Municipal de Niterói em seu setor Costeiro Lagunar, onde é possível observar a Ilha da Boa Viagem, as cavernas abaixo do MAC e as pedras do Índio e de Itapuca. O percurso segue para São Francisco em direção à Montanha da Viração e segue pela Trilha Tupinambás em direção à Ilha do Pontal. A rota corta o bairro de Itaipu e adentra o Parque Estadual da Serra da Tiririca, através da trilha do Morro da Peça, mangue do Canal do Camboatá e a trilha Córrego dos Colibris. Seguindo no sentido de Maricá, a Rota Darwin encontra o Caminho de Darwin. Em seguida, segue para Maricá, passando pelas praias de Itaipuaçu e da Barra de Maricá e finalizando próximo à divisa de Maricá com Saquarema.