O prefeito Rodrigo Neves apresentou, na quinta-feira (28), ao secretário de Segurança do Rio de Janeiro, general Richard Nunes, o Plano Niterói Pacto pela Paz, elaborado pelo Município em parceria com a organização civil Comunitas. O plano, que vem sendo montado há oito meses, prevê ações integradas em diversas áreas que vão desde infraestrutura até a segurança, passando pelos temas relacionados à saúde, educação, cultura e assistência social, entre outros.

“Nosso objetivo é fazer com que essa iniciativa seja um marco divisor na política de segurança pública no Estado e no País. Estamos convictos que esse programa pode representar para a Cidade algo muito positivo, principalmente na área da segurança pública”, disse Rodrigo.

As ações previstas no Plano Municipal de Segurança de Niterói, que será agora avaliado pelos especialistas da Secretaria de Segurança antes de ser lançado, incluem pagamento de novas bonificações por desempenho, investimentos em infraestrutura em comunidades, auxílio a jovens em situação de risco, acompanhamento psicossocial de jovens e suas famílias, programas sociais, culturais e de esporte de forma a resgatar jovens que já estejam cooptados pelo crime e evitar o ingresso de outros na criminalidade.

O secretário de segurança elogiou a iniciativa da prefeitura de Niterói e afirmou que a implementação do Plano Municipal de Segurança pode se tornar uma referência para outras cidades.

“A possibilidade de transbordamento, replicação dessa ideia para outros municípios, a meu ver, será um processo natural, especialmente para a área do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste) num primeiro momento”, disse Nunes.

O plano será submetido à análise da cúpula da segurança, que fará observações e sugestões para que ajustes sejam feitos antes de seu lançamento, previsto para os próximos meses.

Entre as ações que serão custeadas pela Prefeitura estão: bonificações por desempenho na apreensão de armas de fogo; programa de apoio socioemocional para crianças e adolescentes em áreas de conflito; programa ecológico com foco na juventude na periferia de Niterói, com contratação de jovens para atuar em ações de limpeza de encostas e reflorestamento; poupança escola com foco na conclusão do Ensino Médio.