Ressaca destruiu calçadão de Piratininga

Para comemorar a data, agentes promoveram uma ação social no Centro

O programa Niterói Presente completou um ano no último sábado (15). Totalmente custeado pela Prefeitura de Niterói, através de convênio com a Polícia Militar, o programa disponibiliza diariamente o reforço de 300 homens nas ruas de Icaraí, Santa Rosa, Centro e Fonseca (Alameda São Boaventura), liberando o efetivo do 12º BPM para atuar em outras regiões da cidade.

Para comemorar o aniversário do programa, os agentes organizaram uma ação social na Praça do Rink, no Centro, com serviços gratuitos, como corte de cabelo, design de sobrancelha, oficinas pintura em tecido, animação para crianças, atendimento jurídico e social, cadastramento para casamento comunitário e aferição de pressão arterial. Também houve brincadeiras e doação de brinquedos para as crianças.

Nesses doze meses foram cumpridos 153 mandados de prisão por agentes do programa. Mais de cem pessoas também foram presas em flagrante nas ruas da cidade por crimes que vão de roubo (33) e furto (37) a porte ilegal de arma de fogo (12). Entre as mais de 400 ocorrências registradas, destacam-se ainda posse/uso de material entorpecente (70) e recuperação de carros roubados (31).

Dona de uma banca de jornais, que funciona há mais de 20 anos na esquina das ruas Aurelino Leal com Almirante Tefé, no Centro, Célia Regina Cabral, disse que a segurança no local melhorou muito com a chegada dos agente.

“Essa região sempre teve muitos assaltos. Nunca aconteceu comigo, mas muita gente vinha aqui na banca reclamar que tinha acabado de ser roubado e não encontrava um policial para ajudar. Agora isso não acontece mais e eu sempre vejo esses policiais de colete toda hora. Eles fazem um trabalho muito bom”, elogiou Célia Regina.

O secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, coronel Paulo Henrique Moraes, comemorou o sucesso alcançado pelo projeto.

“Quando iniciamos um projeto, buscamos mudanças positivas. Resultados que justifiquem todo o trabalho e os recursos dispendidos. Após um ano do início da Operação Niterói Presente, todo o retorno que projetamos se materializou. O “feedback” da população é o melhor possível, a ponto de gerar inúmeras solicitações para a ampliação do Programa. Mas, nada disso teria acontecido sem a dedicação dos profissionais que estão no cotidiano da operação, sem a participação do povo niteroiense, disse.

Para o coordenador do Programa Niterói Presente, Capitão David Costa, o reconhecimento da população tem sido um incentivo ao trabalho dos agentes.

“A Prefeitura de Niterói acreditou no nosso trabalho e, da mesma forma, a sociedade niteroiense nos abraçou com inúmeras demonstrações de apoio. Isso faz com que nossa tropa trabalhe com mais amor e determinação. Somos um time focado em servir e proteger a sociedade”, falou o capitão.

Os integrantes do Niterói Presente patrulham as ruas dos bairros onde atuam em grupos de três agentes a pé, de carro ou em motos.

Operação Papai Noel – Os agentes do Niterói Presente também participam, neste período de fim de ano, da Operação Papai Noel, um reforço no policiamento nos tradicionais locais de compras. O objetivo é aumentar a tranquilidade do comércio e de quem vai as compras neste período de festas natalinas. A ação conjunta, este ano, terá três forças de segurança atuando na cidade: Guarda Municipal, Polícia Militar e Programa Niterói Presente. A Polícia Civil também dá apoio à operação, com reforço das equipes para agilizar os registros das ocorrências nas delegacias. A ação acontecerá até o dia 25 de dezembro.

Investimentos – Apesar de Segurança Pública ser atribuição do Governo do Estado, a Prefeitura de Niterói investiu, nos últimos cinco anos, mais de R$ 100 milhões no apoio ao combate à violência. Nos próximos dois anos, serão mais R$ 304 milhões em 18 projetos do Pacto Niterói contra a Violência, um Plano Municipal de Segurança Pública que prevê ações de prevenção e inteligência.

A Prefeitura também disponibiliza, diariamente, 250 vagas no Proeis. O programa permite que policiais militares lotados em qualquer batalhão da PM no estado possam, voluntariamente, trabalhar em seus dias de folga em Niterói e receber gratificação por conta da adesão.