Flavia Abranches é jornalista. Instagram: @flavi_abranches

Os cuidados com a higiene dental dos pequenos é essencial. Cuidar da saúde bucal de bebês e crianças preocupa papais e mamães e geram inúmeras dúvidas e especulações. Meu papo dessa vez foi com a dentista Carine Ruas, que esclareceu questões frequentes sobre o assunto. Confira se uma dessas faz parte de suas dúvidas!

Flavia: Quando iniciar a higiene bucal nas crianças?

Carine Ruas: A higiene bucal deve ser iniciada assim que “nascer” o primeiro dente, pelo menos duas vezes ao dia.

Flavia: E a visita ao dentista? Ocorre em que idade e quando começa?

Carine Ruas: Deve começar com o bebê ainda na barriga da mãe, para que a família receba todas as orientações e para que as mamães possam receber os cuidados relacionados à sua própria saúde bucal.

Flavia: Qual tipo de escova utilizar? O creme dental pode ter flúor?

Carine Ruas: A escova ideal recomendada é aquela adequada à faixa etária de cada criança.  Em relação ao creme dental, deve-se usar, de uma forma geral, o creme dental com flúor, em uma concentração de no mínimo 1.000 ppm de flúor (informação que está sempre no tubo da pasta, dentro do item “composição”). Para evitar que a criança engula o creme dental, deve-se colocar bem pouca quantidade. Para os que ainda não sabem cuspir, o equivalente a um grão de arroz e para os que sabem cuspir, equivalente a um grão de ervilha.

Flavia: O fio dental deve ser utilizado?

Carine Ruas: Recomenda-se o uso do fio dental antes da escovação, já a partir do momento  em que a criança já tiver dois dentes “juntinhos”.

Flavia: Com qual idade as crianças já podem escovar os dentes sozinhas?

Carine Ruas: Crianças por volta dos 8 anos de idade já têm condições de realizar a escovação  sozinhas. Porém, é recomendado que os pais ou responsáveis supervisionem e auxiliem nas regiões de mais difícil acesso. Vale ainda ressaltar, que cada criança é única e que cabe aos pais e aos dentistas responsáveis uma avaliação individual caso a caso.

Flavia: Muitos pais ficam ansiosos sobre a troca dos dentes de leite. Existe uma idade exata para essa troca?

Carine Ruas: A troca dos popularmente chamados “dentes de leite” (decíduos), pelos permanentes, começa por volta dos 6 ou 7 anos de idade, podendo variar um pouco dependendo de cada criança, tanto para mais quanto para menos esta idade.

Flavia: Qual a dica mais importante para se prevenir as indesejáveis cáries?

Carine Ruas: Para prevenir as temidas cáries, é necessário um conjunto de cuidados: escovação diária da forma adequada, uso do fio dental, consumo reduzido do açúcar e uso de creme dental com flúor.

Carine Ruas é Dentista, especialista em Dentística restauradora, DTM e Dor Orofacial e Ortodontia. A profissional atende também crianças especiais.

Telefone: 21 97901-0169
Instagram: sbodontologiafamiliar
www.sbconsultorio.com.br