Convênio com a Prefeitura garante instalação de estação de trabalho apenas para a cidade e maior divulgação dos números do serviço para população denunciar ações criminosas

Niterói registrou aumento 28,86% no número de ligações ao Disque Denúncia desde a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Niterói e a entidade. Os dados são relativos à procura pelo serviço de outubro de 2018 a março de 2019 em comparação com os mesmos meses do ano anterior. A parceria permitiu a instalação de uma estação de trabalho para receber exclusivamente denúncias de Niterói na sede da instituição e uma maior divulgação para o público dos serviços do Disque Denúncia, que recebe informações anônimas sobre ações criminosas através do telefone 2253-1177 e dos aplicativos da instituição.

Para o prefeito Rodrigo Neves, o convênio é muito importante porque possibilita a participação do cidadão no esforço para melhorar a segurança na cidade.

“Niterói é a primeira cidade da Região Metropolitana do Rio a ter uma estação de trabalho específica dentro da estrutura do Disque Denúncia. Isso se soma ao conjunto de esforços que estamos fazendo para promover uma melhor e mais eficiente segurança pública em Niterói, que é o nosso grande desafio”, disse.

O Disque Denúncia é uma central de atendimento especializada em atender a população que vivencia ou presencia ações criminosas, com garantia de anonimato. As denúncias recebidas são passadas para as forças de segurança do Estado, que inicia um processo de investigação.

Aliás, foi através de uma ligação de Niterói para o Disque Denúncia que a polícia chegou ao responsável pela morte de um policial militar. Agentes do 12º BPM foram ao local indicado na denúncia e prenderam o acusado. Em outra denúncia que partiu de Niterói, a polícia fez uma grande operação no Morro da Chumbada, em São Gonçalo, e prendeu uma quadrilha que praticava assaltos na Região Oceânica e em Maricá. E graças a outra denúncia anônima,  a PM prendeu um traficante conhecido como “Beleu”.