Duda Oliveira é artista plástica, mais especificamente, escultora. Seus trabalhos vêm sendo divulgados pelos veículos da mídia, com forte aceitação do público, haja vista a quantidade de exposições que vem participando, inclusive internacionalmente. Voltou de uma turnê internacional onde expôs suas obras em Stuttgart – Alemanha e Luxemburgo, lugares em que foi muito bem recebida, gerando novos convites para outras exposições internacionais.

Carismática e comunicativa, Duda agrega estas mesmas características pessoais em suas peças, através de suas escolhas por cores vibrantes e contorções, sempre com muita leveza. A arte de Duda é definida pelos críticos de arte, como, o contraponto entre leveza, posto que suas esculturas se assemelham a origami, pelas formas, e força dada ao fato da escultora escolher sempre materiais que pertencem ao universo masculino, como: aço,  metal naval e argamassa.

Escultura ‘Maria Callas’

A escultora atua também como advogada com especialização em direito ambiental e sociologia política, a qual é militante há mais de vinte anos, focando nas relativas à atividade pesqueira. Os aspectos sociais/produtivos que envolvem os pescadores e a pescaria estão fortemente ligados à história de sua família, posto que seu avô materno e pai foram atores sociais desta cadeia produtiva da pesca. Duda, afirma: “tenho pertencimento cultural agregado a esse universo”.

O dom com a arte e a habilidade como jurista, fez com que Duda, as utilizasse como mecanismo de expressão para fazer seus Manifestos Ambientais, conforme afirma a artista:

Escultura ‘Onda’

“Crio interfaces entre questões sociais e responsabilidade cidadã, através da metalinguagem. A arte me possibilitou explorar este universo de representações simbólicas com coerência crítica. Entendo, por exemplo, que o metal naval, a argamassa e o bronze, que são materiais pesados e densos, podem ser transformados em objetos que inspiram leveza e elegância. O material humano após uma “alquimia social”, que através de “ações positivas” desenvolvidas através da arte podem exercer cidadania que independem de gestão governamental”.

Duda chega à última fase de sua série: “É Duda: Manifestos”, nome dado a sua atual exposição que está no Villa H, localizada na Estrada Leopoldo Fróes, 170A – São Francisco, Niterói/RJ. Nesta nova fase, a artista traz seus Manifestos Ambientais, tratando da questão da cadeia produtiva da pesca, que se encontra embaixo da ponte, mais precisamente, da Ponte Rio-Niterói, com logística desestruturada e descentralizada passando seu manifesto pelo sucateamento da Baía de Guanabara.

Serviço:
Atelier Duda Oliveira
Av. Mathias Sandri, 101, casa 5 – Condomínio Jardim Itacoatiara – Região Oceânica – Niterói, RJ
CEP: 24348-000
Telefone: 21 97545-9910
E-mail: [email protected]
Site: dudaoliveiraescultora.com