O advogado Técio Lins e Silva é o mais novo cidadão niteroiense. Ele recebeu o título das mãos do vereador Leandro Portugal (PV), durante concorrida sessão na noite da última terça-feira (28). Políticos e pessoas ligadas ao mundo jurídico prestigiaram a entrega da homenagem.

Técio Lins e Silva é advogado e integrou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nascido no Rio de Janeiro, em 16 de junho de 1945, é criminalista inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) há 40 anos. O bacharel também foi militante contra as perseguições e o arbítrio do governo militar.

“É marcante a trajetória de Técio Lins e Silva. A liberdade só existe quando não há abuso de poder. Nesse contexto, o papel do advogado é fundamental. A linhagem de Técio é exemplar. Obrigado doutor por ter feito a minha defesa e corrigido um erro jurídico grosseiro”, destacou o prefeito Rodrigo Neves, presente na cerimônia.

Outros nomes de peso da sociedade fizeram coro ao prefeito. Cláudio Vianna, presidente da OAB-Niterói, lembrou a trajetória do advogado na defesa do estado democrático de direito. Rodrigo Pacheco, defensor-geral do Estado, disse que Técio liderou a instituição num momento extremamente difícil e disse que a recente posse de 84 novos defensores é fruto do legado deixado por ele.

Além dos já citados, também formaram a mesa principal o presidente da Câmara, vereador Milton Cal (Progressista); o desembargador Manoel Alberto; os deputados estaduais Paulo Bagueira (SD) e Waldeck Carneiro (PT); e o federal Chico D’Ângelo (PDT). Participaram ainda os vereadores Paulo Eduardo Gomes (PSOL), Renato Cariello (PDT), João Gustavo (PHS) e Andrigo de Carvalho (SDD).