O prefeito Rodrigo Neves enviará mensagem para a Câmara de Vereadores, no próximo dia 15, para a criação de mais uma área protegida na cidade: o Parque Natural Municipal Águas Escondidas. Com mais de 62 hectares, o Parque será a maior área protegida da parte central da cidade. A região abrange partes dos bairros de São Lourenço, Cubango, Fonseca, Fátima e Pé Pequeno.

Na área do parque está a antiga Chácara do Vintém, implantada em 1837, formada por um aqueduto, caixas de depuração e canalizações. A criação prevê a reforma dessas históricas ruínas, proteção das nascentes e reflorestamento, além de uma trilha ligando o Bairro de Fátima até o mirante a ser instalado no Morro da Boa Vista.

“A Prefeitura de Niterói já vem promovendo a maior iniciativa de reflorestamento da cidade no Morro da Boa Vista, que é parte do novo parque, com ações lideradas pela Clin, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade e, mais recentemente, pela UFF. O patrimônio histórico composto pela captação de água na Chácara do Vintém, o aqueduto, o reservatório e a antiga fonte de abastecimento público serão protegidos”, explicou o secretário de Planejamernto Axel Grael.

Axel conta, ainda, que o Águas Escondidas terá uma integração com o Parque das Águas, também na área central da cidade.

“Niterói teve seu desenvolvimento durante muito tempo associado à oferta de água e essa é a história que a gente quer contar, tanto no Parque das Águas como no Águas Escondidas. Quando fizemos a revitalização do Parque das Águas, o projeto foi desenvolvido de forma com que as pessoas pudessem ver o reservatório. O mesmo acontecerá com o Águas Escondidas. Serão dois parques, duas áreas protegidas que vão contar essa história da água em Niterói”, revelou o secretário.