A cidade de Niterói será sede, nos dias 10 (sexta-feira) e 11 (sábado), da quarta edição da Conferência Brasileira de Mudança de Clima (CBMC). O evento será realizado no Theatro Municipal de Niterói e terá como tema central a “Emergência e vulnerabilidade climática: impactos e soluções”. Na abertura, estão confirmadas as presenças do prefeito Axel Grael e do secretário municipal do Clima, Luciano Paez.

A CBMC tem como objetivo propor uma articulação em rede para construção conjunta de conteúdo e posicionamentos, para a realização de debates e propor soluções para a descarbonização da economia brasileira e para o enfrentamento à crise climática em alinhamento com os objetivos destacados no Acordo de Paris.

Durante o evento, representantes de vários municípios brasileiros vão assinar a carta de adesão à Rede Cidades Pelo Clima. E um painel discutirá o desenho da programação da Rio+30, um encontro internacional que irá discutir políticas para o desenvolvimento sustentável, marcado para outubro, no Rio de Janeiro.

Durante a Conferência, será elaborada uma carta-compromisso a ser enviada aos candidatos nas eleições deste ano cobrando a implementação de ações para cumprir as metas definidas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) para o Acordo de Paris. Serão discutidas também as políticas públicas de mudanças climáticas e a gestão de riscos ambientais e prevenção de desastres nas metrópoles.

A programação prevê ainda o lançamento do projeto de Neutralização de Carbono Comunitário e do Banco do Clima, no Parque Esportivo e Social do Caramujo.