Nesta terça-feira (30), durante “O Caminho para as BiodiverCidades”, evento internacional organizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) com apoio da Prefeitura de Niterói, 17 municípios assinaram a Declaração De Barranquilla Pelas Cidades Sustentáveis e a Biodiversidade. Focado na discussão de modelos de gestão urbana em harmonia com a natureza, o encontro reuniu prefeitos e vice-prefeitos de vários municípios do Brasil. No final do dia, o grupo ainda conheceu o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP).

O evento refletiu a importância de abordar o papel da sustentabilidade para a valorização dos ecossistemas urbanos, analisando os principais desafios das cidades e promovendo a troca de práticas e experiências que permitam conciliar as demandas de preservação da natureza nas cidades e manter o ritmo de crescimento urbano.

“Temos buscado o caminho da inovação e trabalhado por um protagonismo no combate às mudanças climáticas. E tem sido fundamental para nós trabalhar com a CAF em soluções de mobilidade, cidades inteligentes e sustentabilidade”, explicou o prefeito Axel Grael.

O presidente-executivo do CAF, Sergio Díaz-Granados, abriu o evento falando sobre as “riquezas naturais de Niterói” e destacou o avanço do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável).

“A realização deste evento em Niterói é perfeita para mostrar bem o que a CAF vem fazendo. Aqui estão desenvolvendo um grande trabalho no PRO-Sustentável, com financiamento do banco. Assim como trabalhamos em Niterói, também estamos fazendo em outros municípios e estados no Brasil, concentrando esforços para apoiar os governos locais. Fazemos de Niterói uma janela para a América Latina e Caribe”, detalhou.