A educação brasileira está bastante defasada em relação aos países que lideram o ranking do PISA, Programa Internacional de Avaliação de Alunos. Contudo, o Colégio Marília Mattoso, tradicional instituição de ensino de Niterói, concorre lado a lado com países que possuem os melhores desempenhos do mundo no Programa. Desenvolvido pela OCDE e aplicado no Brasil em escolas públicas e particulares pela Fundação Cesgranrio, o PISA-S, ou PISA for School, apresenta critérios desenvolvidos de acordo com as escalas internacionais com validade dos resultados do PISA mundial.

 

O colégio, com mais de 70 anos de história, ficou acima da média mundial e de todos os países da União Europeia em todos os quesitos – Leitura, Matemática e Ciências – tanto os meninos como as meninas tiveram o mesmo desempenho (outro quesito observado pelo programa). Na parte em que avalia o engajamento dos alunos, 66% acreditam que o que aprendem em Ciências é importante para seu futuro, 55% observam seus professores proverem ajuda individual para os alunos com maior dificuldade.

 

De acordo com o PISA for School, se o Colégio Marília Mattoso fosse um país, seria qualificado como o 3º com a melhor educação do mundo, atrás apenas da China e de Singapura, um dado que ressalta o ensino de excelência aplicado na instituição.