O filme Salut, mes ami.e.s! fez a sua estreia mundial na Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos, nesta quarta-feira (14), com a presença da equipe do filme e sessão especial para os alunos e professores do CIEP 449 – Intercultural Brasil-França, que fica em Charitas. O documentário conta a história de um grupo de adolescentes que está no último ano letivo, após dois anos de pandemia, confinamento e tele-aula.

“A ideia do filme nasceu ainda quando fiz mestrado na UFF e me dei conta que poucas pessoas, mesmo de Niterói, sabiam da existência dessa escola, que pode ser considerada modelo e da qual pude constatar que os alunos amam estar ali”, contou a cineasta Liliane Mutti.

O CIEP 449 é uma das poucas escolas integrais do estado do Rio de Janeiro e a única escola pública franco-brasileira da América Latina. A escola é bilíngue, como a película, tendo algumas aulas ministradas em francês. A escola alcança todos os anos no Delf – exame oficial da língua francesa – uma média de 90 a 95% de proficiência no idioma.

A relação com a França é explorada na obra e revelada pela diretora, que mora há cinco anos em Paris, a partir de uma idealização por parte dos adolescentes.

“O filme traz um retrato de uma juventude pós-pandêmica, que carrega uma certa melancolia, mas nem por isso desiste de sonhar”, diz Mutti.