Niterói apostou em uma parceria bem-sucedida com o Sebrae para nortear políticas que utilizem o tripé inovação, tecnologia e ciência para melhorar a qualidade de vida da população. A secretária de Ciência, Valéria Braga, explica que um dos projetos para este ano é a criação de um Parque Tecnológico na cidade. O objetivo é fazer com que Niterói seja, cada vez mais, uma cidade protagonista e referência em tecnologia e inovação.
“A ideia é que a gente possa ajudar no desenvolvimento de novos negócios, trazer inovação para os já existentes, criar um ambiente onde os atores se conectem para estimular a inovação em todas as suas formas. O Sebrae é a instituição que mais promove o empreendedorismo no país. Muitas vezes o que falta a esses pequenos negócios é justamente a inovação, para que sejam representativos na economia”, explicou Valéria.
O mapeamento para a implantação do projeto será feito em parceria com o Sebrae e vai usar como referência o trabalho desenvolvido em Florianópolis, onde atualmente funciona um Parque Tecnológico que abriga empreendimentos, projetos e outras iniciativas inovadoras estratégicas para o desenvolvimento da cidade.
Para realizar o estudo de viabilidade, além da parceria com o Sebrae, o Município se uniu à Fundação Certi, de Santa Catarina, que é uma organização independente de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados.