Marco Orsini é MD PhD Médico com Formação em Neurologia- UFF. Professor Titular da Universidade de Vassouras e UNIG. Professor Pesquisador da Pós-Graduação em Neurologia – UFF.

Enquanto na estrada para Búzios, João e Bento comentam sobre cores. “Papai, você sabia que branco e preto não são considerados cores? Estudamos na Escola”. Aos leitores, mesmo que as cores branco/preto não sejam cientificamente consideradas cores, eu as defino como a soma de todas elas (preto) ou a ausência em sua totalidade (branco). “Nem neutras absolutas podem ser classificadas, filhos?”. Eles disseram que isso era covardia. “Não filhos, na neurologia existe substância branca, cinzenta e ‘nigra’ – essa do mesencéfalo”.

“Pai, o que é mesencéfalo?”, pergunta o mais velho com desejo em medicina. “O mesencéfalo, João, é a parte mais curta do tronco cerebral. Funciona mais ou menos como um pássaro bem-te-vi. O rosto do bichinho é mesencéfalo, a barriguinha a ponte e o rabinho o bulbo”. Bento me pergunta: “existe um beija-flor dentro da nossa cabeça, pai?”. Expliquei que o desenho das estruturas dessa região do “cocuruto” é igualzinho a esse passarinho.

Às vezes gostaria de retroceder e ter essa ingenuidade das crianças. Me senti um completo idiota em explicar algo tão genuíno e lindo para meus filhos somente com exemplos da medicina. Mas, gracas a Deus, ao chegarmos ao campeonato de surfe e adentrarmos no hotel, fui salvo.

“Meninos- corram aqui – vejam uma definição muito melhor que a do bem-te-vi”. Uma placa de plastico atropelou meu raciocínio direcionado com o dizer:

“Pendure no suporte suas toalhas brancas que não necessitem ser trocadas. Uma negra estimativa da Unesco destaca que, até 2050, três bilhões de pessoas em 48 países enfrentarão problemas de escassez de água. O uso racional será a melhor forma de prevenção da falta de água e de energia elétrica”.

Perguntei aos meninos se eles entenderam e, indubitavelmente, são muito mais inteligentes que o pai. “Papai esperto, o branco referente às toalhas está certo, mas o preto/negro referente à estimativa é uma maneira de falar que daqui há anos vai faltar água para muita gente- você errou, burrinho”.

Rimos muito, pois vi que não estou com essa bola toda não. Na verdade o humano nada mais é do que uma bola com três ou quatro palitos de dente e um círculo acima da circunferência daquela; que chamamos de bola. O que é o círculo acima da bola? O diminuto encéfalo dos adultos… o adulto possui uma capacidade enorme em desmontar o simples. Vivemos uma luta diária entre Zeus e Apolo. Somos montados e desmontados diariamente. Muita gente acha que é perfeita e, consequentemente, capaz de “lamber” o Olimpo; mas vamos abaixar a bolinha. Estamos muito longe disso.