Cidade ficou entre as seis escolhidas no Brasil

O Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) foi selecionado para participar do Programa de Aceleração para Unidades de Conservação Municipais. A iniciativa é desenvolvida pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, organização não governamental internacional que promove o desenvolvimento sustentável, fornecendo consultoria técnica para governos locais.

O objetivo do programa é promover um olhar empreendedor e inovador na administração de áreas protegidas municipais, a partir de um intenso aprendizado sobre instrumentos de gestão e sustentabilidade financeira.

O foco de Niterói em participar do programa é potencializar a gestão e o planejamento do parque e buscar parcerias público-privadas, trazendo mais investimentos. Uma das etapas do programa envolve a elaboração de um Plano de Desenvolvimento do Parnit, que será finalizado já em maio.

“Após a seleção, iniciamos um diagnóstico completo do Parnit para que, com o auxílio dos consultores do programa, seja realizado o mapeamento dos principais desafios e oportunidades na gestão do parque. Esse diagnóstico será interpretado para alimentar a construção do Plano de Desenvolvimento da unidade”, afirmou Rafael Robertson, secretário municipal de Meio Ambiente.

Ao todo, 29 municípios do país participaram do processo de seleção, dos quais apenas seis foram habilitados para participar. Além do Parnit, único representante do Estado do Rio de Janeiro, foram escolhidos parques naturais municipais das cidades de São José dos Campos (SP), Alcinópolis (MS), Santa Maria (RS), Caruaru (PE) e Conceição do Mato Dentro (MG).