Mayara Aguiar é mestranda em Nutrição Clínica pela UFRJ e especialista em saúde da mulher

A queixa de cansaço físico e mental tem sido cada vez mais comum entre jovens e adultos com tantas funções que precisam desempenhar. Acontece que diante de tantas demandas, muitas vezes, pequenos hábitos que poderiam melhorar a qualidade de vida são deixados de lado.

Portanto, comece o seu 2023 dando mais atenção ao que o seu corpo está pedindo.

1) Crie pequenos rituais de relaxamento no seu dia. Um ritual para o sono, como deixar as luzes mais baixas, acender uma vela aromática e tomar um chá calmante; ou um ritual ao acordar, preparando um bom café da manhã e ouvindo uma música que te alegre. As pausas também são necessárias para aumentar a produtividade.

2) Se você gosta de café, tome apenas uma xícara pela manhã. O hábito de tomar café o dia inteiro pode fazer picos de cortisol ao longo do dia e isso levar a um maior nível de estresse, além da piora da qualidade do sono (que por sua vez, vai acarretando em mais cansaço, estresse e vira uma bola de neve).

3) Tenha horários para fazer as refeições principais (café da manhã, almoço, lanche e jantar) e use esse tempo para comer com atenção e mastigando devagar para que dê tempo do seu cérebro receber a mensagem de saciedade.

4) Se organize para ir uma vez na semana a feira ou mercado e tenha sempre boas opções de alimentos por perto. Tenha em casa opções de frutas, castanhas, tubérculos, ovos, queijos magros, ou seja, alimentos mais naturais e menos ultraprocessados. Sem dúvidas isso será um ponto fundamental para que você comece a se alimentar melhor e com isso tenha mais energia para as suas atividades diárias.

5) Planeje também as suas exceções alimentares. Não precisamos deixar de comer o que gostamos ou ter medos dos alimentos, mas o equilíbrio entre quantidade e frequência é a chave para que possamos aproveitar de tudo um pouco sem causar prejuízos a saúde.