Eloisa Ayres é dermatologista e membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia

 Finalmente, chega aquele feriado tão esperado por todos nós. Uns vão descansar ou viajar, enquanto  outros caem na folia. Dias e noites em blocos e bailes de carnaval, desfiles, maquiagem pesada, purpurina, suor e tudo o mais! Você já parou para pensar como a pele sofre nesse período. Se não, pare e confira algumas dicas que poderão ajudar a passar com a pele ilesa por esses dias de farra.

Primeiramente, lembre da sua saúde e procure se hidratar bastante, bebendo pelo menos dois litros de água por dia, se alimentando bem, com comidas leves e saudáveis. Que tal fazer um suco detox e levar na sua garrafinha? Água de coco é uma ótima pedida ou, senão, compre um isotônico e beba à vontade.

 Ao acordar, higienize a pele com um gel de limpeza suave e aplique hidratante, especialmente com antioxidante. A vitamina C é uma excelente opção e, também, pode ser combinada com outras substâncias como a vitamina E,  resveratrol e ácido ferúlico. Em seguida, não economize no protetor solar. Ele precisa ter FPS no mínimo 50 e sua aplicação deve ser generosa. Reaplique a cada duas horas, especialmente, se houver exposição solar continua, não se esquecendo de áreas como orelhas, pescoço, colo e mãos. Chapéus e óculos são excelentes para reforçar a proteção. Vale apostar também no protetor labial hidratante com FPS 30. Uma dica para controlar o suor e a oleosidade da pele é usar um pó compacto com proteção solar, que pode ser carregado na bolsa

 Se for usar uma maquiagem mais pesada,com glitter ou purpurina, sua pele já estará preparada. Capriche nos olhos e boca e finalize com um bom iluminador. Lembre-se de não usar produtos com a validade vencida e, se for do Carnaval anterior, certifique-se que ficaram bem armazenados.

 Durante a folia, tenha água termal em mãos, rica em sais minerais, para borrifar ao longo do dia, mantendo a pele hidratada e protegida das altas temperaturas, além de proporcionar sensação de bem-estar e frescor. Ela pode ser aplicada também nos cabelos para evitar que fiquem ressecados. Lembrem-se ainda dos pés, que serão sua sustentação durante todos os dias. Use calçados confortáveis, proteja as áreas de maior atrito e retribua com um escalda pés e uma boa massagem com cremes à base de ureia.

 Ao chegar em casa, nada de se jogar na cama. Um banho frio revigora a pele e, para finalizar, use um óleo que a manterá hidratada. A face deve ser higienizada e toda a maquiagem removida. Use uma loção micelar, porém, se a maquiagem for pesada, aposte nos lenços umedecidos ou numa dupla limpeza com cleansing oil. Durma com uma máscara noturna hidratante, rica em ativos como o ácido hialurônico.

 E, fique atenta às irritações, alergias e infecções, especialmente se usar roupas com tecidos sintéticos e apertados, que não permitem que a pele respire. Se notar áreas avermelhadas, com ardência ou coceira que persistam, não hesite em procurar o dermatologista!